A Apple anunciou hoje que destinará mais US$45 milhões do seu Fundo de Manufatura Avançada (Advanced Manufacturing Fund) à Corning Incorporated, famosa pelos vidros Gorilla Glass e, recentemente, creditada pelos avanços feitos no Ceramic Shield.
“A Apple e a Corning têm uma longa história de trabalho conjunto para realizar o impossível”, disse Jeff Williams, diretor de operações da Apple. “Desde o primeiro vidro do iPhone até o revolucionário Ceramic Shield na linha do iPhone 12, nossa colaboração mudou o panorama do design e da durabilidade da cobertura do smartphone. O Ceramic Shield é um excelente exemplo das tecnologias possíveis quando a inovação profunda encontra o poder da manufatura americana. Estamos muito orgulhosos de trabalhar ao lado da Corning, cujo legado de 170 anos é uma prova da engenhosidade da força de trabalho dos Estados Unidos.”

Com o novo investimento, que soma-se a outros US$450 milhões já recebidos [1, 2], a Corning expandirá ainda mais a sua capacidade de manufatura nos EUA, ampliando também sua pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novas tecnologias para vidros mais duráveis.
Apple e Corning não entram nesses detalhes, mas muito provavelmente esses investimentos têm garantido uma certa exclusividade à Maçã — mesmo que temporária — em novas tecnologias de vidros desenvolvidas pela Corning.

O press release de hoje deixa claro, também, que “o vidro para cada geração de iPhone foi feito na fábrica da Corning em Harrodsburg, Kentucky”. É curioso isso agora ser colocado assim de forma tão explícita, visto que há pouco tempo a Corning nem sequer podia tornar pública a sua parceria com a Apple (embora todos soubéssemos que os vidros de iPhones eram, sim, Gorilla Glass).
De acordo com a Apple, seus investimentos na Corning já ajudaram a gerar mais de 1.000 novos empregos na sede da empresa em Kentucky e em outras localidades espalhadas pelos EUA.
Fonte: MacMagazine